domingo, 27 de dezembro de 2015

Projeto Cantanto e Brincando - Colégio Dom Bosco Festa de Final de Ano- 2015

Os festejos de fim de ano do Colégio Dom Bosco foram voltados para os Clássicos Literários. Um projeto foi desenvolvido e o desafio nos foi lançado. Montar um musical com essa temática.  

Sabemos que a literatura usa do poder do discurso aliado ao discurso do prazer. A literatura forma e transforma concepções sem o compromisso de apenas doutrinar ou cultivar ideologias. Sua função principal é o entretenimento, mas, ao entreter e divertir, também ensina, faz adotar concepções e mostra, muitas vezes, maneiras diferentes de entender o mundo.  

Pensando nisso fomos a luta, pesquisamos, estudamos as literaturas, os figurinos e montamos a coreografia.  

Davi Lisboa, meu príncipe-rei fez a abertura do evento contando a sua história:


Era uma vez um lugarzinho no meio do nada. Neste lugar há três Fadas Madrinhas, que decidiram há 38 anos atrás, alegrar aquele reino que vivia muito triste. Elas criaram algo que transformaria a vida de muita gente.  Este lugar foi crescendo, crescendo, crescendo... até que virou um CASTELO MÁGICO onde  existia muita imaginação,  inúmeros duendes, princesas, príncipes, reis, rainhas, fadinhas... É um lugar muito cheio de fantasia e diversão,  que  com um toque de  mágica chamado AMOR , todos que por ali passavam tornaram-se ENCANTADOS. 

E muita gente ainda  vem passando , trazendo o seu encanto e enchendo o mundo de esperança. A partir de agora, os atuais personagens reais que passam pelo CASTELO MÁGICO vão viver a alegria  através dos contos clássicos literários!

O COLÉGIO DOM BOSCO, 38 anos fazendo a sua história.


Davi narrador

Maria Gabriela narradora

Thiago  narrador
Nos vestimos de Branca de Neve 

Idealizadoras do Musical Os Clássicos Literários

Ao som da  música Era uma Vez cantada por Sandy ,Junior e Toquinho o 4º ano fez  uma emocionante abertura..




O PATINHO FEIO

Maria Gabriela fez a narração: Ele nasceu diferente, mas nem por isso , deixou de ter suas qualidades. Foi assim que Hans Christian Andersen, nos presenteou com a obra clássica O Patinho Feio. Trazendo a importância da diversidade, o respeito às diferenças e a auto-aceitação.E pra ilustrar esse conto o Grupo 3 apresentará o seu musical.








PETER PAN

Peter Pan é um personagem criado por J.M. Barrie  para sua notória peça de teatro intitulada Peter and Wendy, que originou um livro para crianças publicado em 1911, e teve várias adaptações para o cinema. O personagem é um pequeno rapaz que se recusa a crescer e que passa a vida a ter aventuras mágicas tenho Wendy sempre ao seu lado.

Para fazer a história, convido os Peter Pans do Grupo 4 para ilustrar o nosso cenário.









FADA SININHO

Sininho  ou Tinker Bell  é uma fada originalmente criada por J.M. Barrie e apresentada em na peça Peter and Wendy, em 1904.Sininho é descrita como uma fada travessa e zangadiça, mas leal acompanhante de Peter Pan.
Para ilustrar essa página, convido agora as  Fadas Sininhos do Grupo 4.








AS BRUXINHAS

Em quase todos contos clássicos sempre aparece a bruxa fazendo magias. Mas essas que aparecem  no nosso cenário são bruxinhas boazinhas. São Princesas Encantadas que trazem a alegria e plantam a esperança. Elas com suas vassouras varrerão a nossa tristeza e deixarão o mundo muito mais lindo!
Com vocês..... As bruxinhas bonitinhas do Grupo 5





GATO DE BOTAS

O francês Charles Perrault, em 1697 lançou o conto do GATO DE BOTAS. O conto narra a história de um caçula de três irmãos que recebe como herança de seu pai um gato de estimação. Depois de ganhar um par de botas, o gato consegue convencer um rei muito poderoso de que pertence a um fidalgo chamado Marquês de Marabá, e consegue ao seu dono a mão da princesa em casamento.
Para ilustrar esse conto, convidamos aos meninos do Grupo  5 pra marcar essa história. 






CHAPEUZINHO VERMELHO


Chapeuzinho Vermelho é um conto de fadas clássico, de origem européia do século 14. O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. Publicada pela primeira vez pelo francês Charles Perrault, e depois pelos Irmãos Grimm .O conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras e da cultura popular mundial, e uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos.







BELA ADORMECIDA






 A BELA E A FERA









RAPUNZEL

Rapunzel é um famoso conto de fadas popular Alemão, recolhido pelos Irmãos Grimm e publicado pela primeira vez em 1812. A história narra a vida de Rapunzel, uma jovem de longos cabelos da cor do ouro, aprisionada no alto de uma torre por uma bruxa vingativa. O ápice da história acontece quando um príncipe encontra a torre de Rapunzel e passa a encontrá-la secretamente.








É por demais prazeroso motivar as crianças a serem as estrelas quer mais brilham aqui na Terra. Nas montagens coreográficas, há um trabalho super diferenciado que faz com que elas sejam mais valorizadas e aumente ainda mais a capacidade de ser responsável pelos seus atos.É esse um dos maiores objetivos da arte-educação. É um complemento para um ciclo que se fecha no processar letivo. Parabéns aos alunos que deram um show de sorrisos e alegrias! Parabéns aos pais que investem e oportunizam aos seus filhos a serem as ESTRELAS. Obrigada a toda equipe Dom Bosco, e as meninas dançarinas Manu e Rafa Paulina. Um especial obrigada a minha parceira, projeteira e amiga Noélia Matos, aos lindos guerreiros Robson e Ana Pinote,artista de quem sou fã Vanessa Azevedo, e a costureira Sueli ,e as Diretoras Vanda , Regina e Ana Maria por acreditarem no nosso trabalho.






Links para baixar as músicas da Culminância











Link para baixar as músicas e narração do musical




Arte Pop Teu Nome e Tua Marca em Canecas

 O verdadeiro sentido do verbo sublimar
  1. 1.
    su·bli·mar Conjugar
    (latim sublimo-are)
    verbo transitivo
    1. Exaltartornar sublimeengrandecer.
    2. Purificarexpurgar de tudo o que é estranho ou impuro.
    verbo transitivo e pronominal
    3. Fazer passar ou passar .diretamente do estado sólido ao gasoso. = METEORIZAR
    verbo pronominal
    4. Tornar-se sublime.


    "sublimar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/sublimar [consultado em 27-12-2015].


Sublimar é algo que mais gosto de fazer em minha vida. E a arte tem esse poder de me fazer transcender. Seja na música, na cantoria, no artesanato...Ultimamente tenho sublimado artisticamente numa vibe de colorê que se deu inicio no ano de 2013 na versão em quadros.  Em julho de 2015 ganhou uma nova versão, e venho enaltecendo-me, engrandecendo-me e exaltando-me através da arte gráfica: Arte Por Teu Nome Tua Marca em Xícaras de Porcelana. 

Estou atenta ao verdadeiro sentido do verbo sublimar e venho com minha arte encantando quem admira e gosta de possuir uma caneca personalizada. As encomendas neste ano de 2015 foram para mais de 100 produções. Nomes diversos com cores de times de futebol, outros coloridos com alguns desenhos que falasse da personalidade de quem recebesse.
A Arte Pop Teu Nome Tua Marca lembra por demais as obras de Romero Britto, visto que meus traços surgiram baseados nas suas obras. Hoje, a arte já tem a minha marca, pois sair da forma meramente geométrica e criei pinceis diversos com temática musical, corações,flores, carrinhos, bolas, splashes... Enfim, hoje posso dizer que a Arte Pop Teu Nome Tua Marca, leva a minha marca, a minha técnica.



Temático Futebol Time Bahia









Ganhou também uma versão para xícara



E  Squeeze de  Alumínio

 Alguns Videos






E sublimando vou... Colorindo vou...