domingo, 27 de dezembro de 2015

Oficina Arte Pop Teu Nome Tua Marca

É muito bacana compartilhar saberes. Fui a Itagibá-BA fazer uma oficina com as duas turmas do 5ø Ano do Grupo Escolar José Fernandes. Dilane, a coordenadora teve a idéia de me convidar, depois de ver os quadros de Arte Pop que eu desenho e pinto graficamente, que casou perfeitamente com o projeto da Prof. Jucélia que estava estudando sobre o artista Romero Britto.

A Arte Pop Teu Nome Tua Marca, foi uma técnica que desenvolvi juntamente com meus alunos da 7ª série A no ano de 2013, depois de estudar o Cubismo e a Arte Pop tendo Romero Brito como o artista da vez. Descobrimos seus traços, avaliamos sua forma de fazer a arte e montamos a nossa. Fizemos releituras diversas e reproduzimos palavras, até então chegarmos de fato aonosso nome, que foi trabalhado no Projeto Identidade. Teu Nome Tua Marca veio e ficou. A partir dos desenhos dos nomes, bolei uma arte no computador que a princípio virou quadros, e já em 2015 a arte foi parar em canecas e futuramente estará plotado em diversos outros objetos.


Antes de entrar de fato na sala de aula, fomos eu e Davi recebido com um café da manhã bem aconchegante. Um carinho enorme  da direção e equipe escolar.




A oficina aconteceu no dia 19 de outubro,e foi da seguinte forma:

1º  Passo: Desenhei os nomes no papel linho com caneta hidrocor(caneta piloto) ponta grossa na cor preta.( Atividade que já levei pronta)


2º Passo: Rápida explicação sobre o Cubismo e como surgiu a ideia do nome do Projeto Arte Pop Teu Nome Tua Marca com exibição no quadro na montagem de nomes.

3º Passo- Música no Ar. Ao som de play back cantei pra eles enquanto distribuía os seus desenhos para pintura à lápis de cor.

4º Passo- A pintura.

Fotos da Oficina












Nessa oficina, aconteceu um fato importante. Conheci pessoalmente uma então amiga virtual que me relaciono desde 2013. Aline Damata foi ao nosso encontro e também participou da oficina. Foi super bacana marcar um encontro assim tão cheio de cores.


Culminância do Projeto da Escola

Como eu havia prometido, voltei para assistir a culminância do projeto II Feira Literária.Também fui convidada pra participar levandoalguma atividade lúdica. Fui contadora de história e apreciadora daqueles trabalhos lindos que foram desenvolvidos por toda equipe escolar.Os alunos capricharam muito. A dedicação do professor foi percebida na segurança que os alunos demonstravam ao se apresentar.

A exposição da Arte Pop Teu Nome Tua Marca estava exposta logo na chegada.



Resultado da Oficina que apliquei
As salas temáticas estavam lindas e bem aconchegantes. Um grande salve a artista Alda Souza pelas lindas pinturas em lençois, sombrinhas, telas, toalhas, almofadas...


Sala Romero Britto








  

Sr José Fernandes, nome dado a Escola








Sala Toninho de Souza 
foi estudado pela turma do 4º Ano.
 




Sala Tarcila do Amaral




Esses momento foram marcantes em minha vida como professora e como artista. Senti-me valorizada e fui agraciada com presentes lindos. 
Tenho muito a agradecer a Deus por ter recebido tanto carinho daquela gente itagibense. Principalmente da Professora Jucélia  Brito , a Coordenadora Dilane, a diretora Lu Fontoura e a Secretária de Educação Léa!

OBRIGADA!!!!




Presente dado por Jucélia à Secretária de Educação Léa, feito por mim. A caneca Teu Nome Tua Marca.

Isso é um pouco do que deu pra registar, mas teve muito mais trabalhos e artistas estudados. A feira foi um sucesso!

Parabéns Equipe do Grupo Escolar José Fernandes













Nenhum comentário: