Projeto Cantando e Brincando

Projeto Cantando e Brincando com Tia Noélia e Tia Gilmara no encerramento do ano letivo de 2014 no Colégio Dom Bosco

A música: um povo e vários ritmos


O Projeto Cantando e Brincando com Tia Noélia e Tia Gilmara organizou os festejos de encerramento do Colégio Dom Bosco com a turma da Educação Infantil e Fundamental 1. 

A culminância aconteceu no dia  27 /11/2014 com o tema: A música: um povo e vários ritmos.  O objetivo nosso era  retratar a diversidades de ritmos musicais do povo brasileiro.


Fizemos uma adaptação ao musical Vossa Majestade A Música da querida arte-educadora e nossa gurua e amiga Lu Chamusca. Pesquisamos algumas músicas infantis e danças brasileiras. Assistimos ao DVD da Xuxa, é pra dançar, e montamos o nosso projeto. 

Escolhemos um figurino bem lúdico e festivo. Nos vestimos de colombinas. Usamos um tecido em seda ocm detalhes em nota musical. No corpo do vestido customizei com e.v.a uma clave de sol e simulei um teclado de piano. O chapeuzinho da tiara foi feito com e.v.a com detalhes em viés de oncinha, fita de seda preta e pluma.



O enredo da festa é  direcionado pelas notas musicais.Lu Chamusca no seu texto, dá vida as  notas musicais e a música.  O cenário pede um trono real.
Notas Musicais
Rainha Música (minha cara de apaixonada lá no fundo)


Na nossa adaptação, acrescentamos outros instrumentos e elementos musicais que são ícones dos ritmos brasileiros. CORNETA, GUITARRAS, SANFONAS, PIANO, PANDEIRO, BONÉ , SOMBRINHA, CÔCO, PAUZINHO, 


A nota DÓ presenteou a Rainha Música com a CORNETA que acordandou  a ESPERANÇA, O AMOR , A PAZ E A ALEGRIA. Esse grupo foi representado pela turminha do Maternal-Grupo 3.


No palco
Amor Vermelho, Paz branca, Esperança Verde, Alegria Azul
Corneteiros

Amor
Alegria

A nota RÉ entregou a  SANFONA  e trouxe o 2º ano como ritmo sertanejo /country coreografando a música da Xuxa, Xuxamego.



A nota MI entregou o  PIANO ao Grupo 4  vestidos de  Soldadinho de Chumbo e a Bailarina e dançaram a  Música Bailarina e Soldadinho de  Lu Chamusca.






A nota FÁ entregou o  Coquinho aos índios do 1º ano  representando os ritmos primitivos ao Som da Música Festa de Índio de Lu Chamusca.





A nota FÁ entregou o tambor  e os pauzinhos. As  meninas índias  do 1º ano deram o show embaladas pela ritmo do norte TIC TIC TAC do grupo Carrapicho.




A nota SOL entregou o BONÉ e convidou a turma do 3º ano pra dançar o HIP  HOP embalados pela música da Xuxa , É o frevo e o funk.









A nota LÁ entregou o PANDEIRO e convidou o Grupo 5 pra dançar o samba ao som de Como é bom ser criança, da Xuxa.







A nota SI entregou a guitarra e trouxe o Rock in Roll com os meninos do 4º e 5º ano dançando a música Guitarra Envenenada  de Lu Chamusca.







A nota DÓ entregou a sombrinha do frevo, e as meninas do 4º e 5º ano dançaram ao  som de Banho de Cheiro de Elba Ramalho.







A última apresentação contou com a presença de todos os grupos e entomamos juntos a canção É preciso saber viver cantando pelo coral de Kellei Rego.




Depois que todos se foram, ficamos nós, embebidas de emoção. Fechamos com chave de ouro! A música é mesmo envolvente e nos deixa cheia de LUMINOSIDADE.