Iniciei minhas atividades letivas artísticas na Escola Maria José Lessa de Moraes com vontade de inovar, de buscar algo diferente. Queria falar sobre os artistas que retratam o carnaval, e me deparei com um termo NAIF. Pesquisei e descobri imagens fantásticas e fui a fundo estudar de fato o que seria essa ARTE NAIF. Gostei do colorido, das características presentes na arte, nos desenhos, e na definição. No site Infoescola podemos encontrar esse o conceito. Navegando pela net, descobri que no Rio de Janeiro encontra-se um Instituto Internacional de Arte Naif.
.
Arte Naif Aércio |
Montei meu roteiro de atividades e propus o desafio pros alunos. Durante as mudanças bimestrais, os alunos desenham no papel sulfite e colam no caderno, a capa da unidade. Dessa vez a capa da I Unidade seria uma releitura da Arte Naif com o tema Carnaval. Poderia ser feito uma reprodução, ou uma ( re)criação a partir da ideia retirada das imagens encontradas no Google.
Fiz backup de várias obras em JPEG e levei pra sala de aula no pendrive pra mostrar na televisão. Pra cada imagem batemos um papo à respeito da maior festa folclórica do mundo ,que é o Carnaval.
Trabalhamos com a leitura pesquisada por eles, nos entrosamos com as definições, apontamos nos cadernos, respondemos a questionários e apuramos nossos olhares pras características abordadas na pintura, e assim , eles, meus alunos, se "autodefiniram" como um Artista Naif : "Ah professora, se a arte Naif é a arte produzidas por artistas sem preparação acadêmica nas artes que executam, então posso ou sou um artista Naif."
Os resultados das capas ficaram maravilhosamente lindas. Eles capricharam no desenho e na pintura. Alguns lápis de cores não possuem uma boa qualidade, logo as cores não sobressaem. Mas o que vale mesmo é a intenção do fazer artístico e a quebra dos limites. Muitos alunos apresentam dificuldades no traço, no desenho. " Ah professora, não sei desenhar. Só sei fazer bonecos palitos." Desafiei esses alunos, mostrei-os como poderiam está vencendo, e incentivei-os a banir esse clichê de NÃO SEI DESENHAR das suas vidas. O avanço foi grande, e colhemos juntos bons resultados.
Os bonecos palitos ganharam roupas. Carine do 7º ano B, venceu o desafio. |
Brenda do 8º ano A também reclama por não saber desenhar, e me traz a sua arte desse modo. Emocionei-me! |
Isan do 8º Ano A, tem uns traços meios desajeitoados e encontrou-se quando se deparou com a Arte Naif |
Eu me emociono com os depoimentos e a dedicação que cada um tem em mostrar as suas vitórias através do fazer artístico, do simples ato de desenhar e pintar. Amo plantar a esperança, e propor a LUMINOSIDADE sempre.
"A ARTE EXISTE PARA QUE A VERDADE NÃO NOS DESTRUA."
Friedrich Nietzsche
2 comentários:
Belo ensinamento, moça :)
Posta fotos do trabalho! fiquei curiosa ;)
Até mais
=^.^=
Clica na fonte em vermelho!
Bjs!!!
Postar um comentário