segunda-feira, 7 de março de 2011

Plataforma Freire -Passei, mas não pude fazer



Sou arteira de natureza. Até passei e empatei como o segundo lugar no vestibular para me licenciar em Artes pela Plataforma Freire.


Mas "cadê" liberação? apoio e justiça pra eu cursar? Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Ipiaú- Bahia (cidade onde resido e vivo, e por muitas vezes sobrevivo, rsrsrsr ) não me liberou pra cursar porque não disponibilizaria um professor substituto por uma semana durante todo mês por 3 anos. Eu teria que pagar do meu bolso caso fosse cursar. (E tem mais, a proposta do Plano da Plataf.Freire é custear o professor enquanto se gradua.) Os informados daqui da Prefeitura alegaram que eu já teria uma graduação, logo não poderia ter uma outra. Eu sou professora de artes e inglês, mas sou graduada em Letras Vernáculas. Fui da primeira turma de Letras da UNEB Campus XXI. Graduei-me em 2006.
















Estudo inglês pra sempre. Fui e sou autodidata desde os meus 11 anos. Fiz curso para exercitar o meu "Listen" no Headway Language Course com professora Gardênia por 3 anos.
Enquanto à ARTE, fui abençoada por Deus com diversos Dons. Gosto de pintar, desenhar, ampliar, criar, cortar, escrever, dançar, coreografar, cantar, tocar, criar, enfeitar, reaproveitar, reciclar... Enfim... Sou ARTEIRA sim senhor!

Seria maravilhoso voltar ao Campus XXI da Universidade do Estado da Bahia, cursando Artes há pouco mais de 900 metros da minha casa.

Bem... Veja só o que diz a Plataforma Freire:

"Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância."

Fonte:http://www.oei.es/noticias/spip.php?article5230

Eu estou fora da área de minha formação,logo seria "superhiperlegal" eu me licenciar em algo do meu domínio. Mas não pude. Sofri uma castração política. Assim creio. Fui proíbida. Fui barrada no baile. Digo isso porque em outros municípios liberaram os ja graduados pra se especializarem nas suas áreas de atuação.Estão lá cursando. E eu? Bem .. Eu vou me virando... Esperando que a politicagem, a ignorância e a falta de equidade sejam exterminadas!Mas sei que vou esperar muito porque a insensibilidade e o espírito de vingança vagueiam pelos corações dos ímpios. E o que me resta fazer é somente orar>

Salmo XVII- Versículos
8 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,
9 Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.

Nenhum comentário: