Deus tem me presenteado com tantas coisas maravilhosas. No ano de 2007 conheci pessoalmente a arte-educadora mais famosa da Bahia. A dona do Projeto Brincando de Cantar na Escola: Lu Chamusca, a Tia Lu. Um ser humano diferente e cheio de muita luz. Chamo-a de i LU minada, Maravi LUosa, LUminosa.... Todos sentem as suas vibrações quando ela entra em ação. O seu projeto existe há 25 anos. Formada em Composição e Regência Musical e Nutrição.Começou sua arte como nutricionista numa favela de Salvador. Descobriu-se arte-educadora e percebeu que ali naquele local, a maior desnutrição era a falta de carinho e toque materno. De uma forma engraçada, ela supriu essa carência "inventando" uma pasta avermelhada feita de pasta dágua com suco de beterraba que combateria a desnutrição, e receitou: "Mães, vocês devem passar a pasta "milagrosa" na barriga e nas costas do seu filho bem suave por dez minutos cada passada." E assim as mães aprenderam a tocar os seus filhos e com pouco tempo os filhos desnutridos já saiam da zona de perigo porque o que mais lhes faltavam era carinho de mãe. Daquela época (1987) em diante surgiua a arte-educadora mais querida da Bahia. E daquele ano em diante(2007) eu não mais a tirei da minha cabeça. Inspirada nas suas vivências montamos o projeto de arte-educação Projeto Cantando e Brincando com Tia Noélia e Tia Gilmara. E fiz de Lu Chamusca a minha "gurua". Onde posso alcançá-la , lá estamos nós. Na última vez que a vi, confessei: "Tia Lu, meu sonho era fazer parte da sua equipe."
Dinâmica -Upa Upa cavalinho |
Uma semana antes, recebi o telefonema dela me falando da vivência em Itabuna, prontamente me dispus a participar, mesmo já conhecendo aquele curso. Perguntei se estava precisando de algum material, e com muito prazer eu e Noélia produzimos os chocalhos. E com meu ajudante mirim Davi, compartilhamos a pintura dos coquinhos.
Os chocalhos nas mãos dos cursistas fazendo a maior zoada na dinâmica Chocalhada! |
Essa vivência foi pra lá de brilhante. Aconteceu em 26 de maio de 2012, na Escola Curumim em Itabuna-BA. Nem acreditei que depois de três anos sem ver minha preferida, eu iria renovar minhas ideias e me maravilhar mais uma vez com sua luz, seu brilho, seu sorriso, seu abraço e acima de tudo com suas injeções de ânimo. Estar de novo mais uma vez com alguém que muito estimamos artisticamente e humanamente é verdadeiramente magnífico. Passei três noites com insônia, ansiosa por esse encontro. E controlando meu encantamento fui ao seu encontro no hotel onde dividimos o mesmo quarto e por horas conversamos. Alías, eu nem tanto! Deixei-a vontade para falar. E todas as minhas perguntas foram respondidas. Parecíamos amigas íntimas de longas datas. Meu olhar era brilhante. Durante o jantar, disfarcei ao máximo a minha tietagem, e consegui com muito esforço. Mas o que me deixou mais feliz foi não ser apenas aluna do curso. Foi ser assistente dela. Juntas mediamos as dinâmicas e colaborei levando os materiais do Projeto Cantando e Brincando com Tia Noélia e Tia Gilmara.
Nos seus cursos, cada participante recebe um cd com todas as músicas , como também, os módulos de estudo da vivência aplicada.
Neste nosso encontro, presenteei-a com alguns objetos que confecciono. O colete de tnt e e.v.a, o chapéu de cangaceiro (com ela desde 2009), a coroa, a faixa, e os coquinhos começaram a fazer parte do seu arquivo.
Lu Chamusca viaja pelo Brasil aplicando suas vivências. Faz muitos amigos por onde passa. Tem uma legião de seguidores e multiplicadores de sua arte. O seu público alvo é o educador. São 25 anos de carreia levando o seu sorriso e o seu vigor por toda parte.
No ano de 2008 o seu texto vira um livro, o seu primeiro publicado de literatura infanto-juvenil " O coelhinho esquisito descobriu que é bonito." Estive presente no lançamento, e o meu foi autografado e dedicado ao meu filho Davi.
Lu Chamusa e Gilmara Lisboa |
Esse texto foi encenado por mim e pelos professores do Colégio Dom Bosco na aula inaugural em fevereiro de 2008. Fiz o personagem , o elefante!
Lu Chamusca é um ícone na arte-educação e será um grande nome na literatura infanto-juvenil. O seu primeiro livro receberá um prêmio em Genebra, na Suíça ainda neste ano.
No final da vivência O desafio de resgatar a infância, depois que arrumamos juntas a "bagunça", ou melhor, reorganizamos os materiais para uma próxima apresentação em MG, nos despedimos. Mas meu sonho naquele momento era fazer parte da sua bagagem e sonhar junto dela literalmente!
Lu Chamusca me agradeceu dizendo: "Você me ajudou muito!" E reforçou: "Muito mesmo!Um dia vou também lhe ajudar." Sorri e abracei-a fazendo um pedido: "Lu, brilhe! Brilhe muito! Porque assim eu posso receber a sua LUminosidade. Sorrimos e juntas dizemos: "AMÉM!"
Voltei pra casa, revigorada. Matutei tantos sonhos, articulei tantas ideias na poltrona do ônibus Cidade Sol- Itabuna/Jequié com um transbordo enorme de felicidade e de crença! Na mesma velocidade que o motorista conduzia aquele veículo, por duas horas até chegar na minha querida Ipiaú, eu produzi e emanei pensamentos positivos para a educação no meu país. Agradeci a Deus por me presentear com tantas coisas maravilhosas e significativas. Por 10 horas realizei um sonho antigo de trabalhar com a minha gurua.
" Deus, obrigada por me fazer enxergar coisas grandiosas nas coisas simples."