segunda-feira, 21 de abril de 2014

Decoupagem na Cômoda

Se aquela cômoda te incomoda? Já pintou, deu outra cor e enjoou daquele móvel tão necessário que nos liberta do sufoco quando o guarda-roupa nada mais cabe. Pois então, dê um colorê nela. A cômoda não ficará incomodada. Ela ganha uma carinha nova, e você vai se divertindo, fazendo a decoupagem.


Material necessário:
Cola branca, Tesoura, Revistas,  Verniz geral e Paciência

Escolhas as partes na revista que não tenha letra. Que tenha somente cores e texturas. Corte-as em quadrados e retângulos de diversos tamanhos. Passe cola no móvel e vá fazendo a colagem das partes, sempre uma sobre as outras...Evite colocar a mesmo recorte junto um do outro. Prefira alternar, as cores. 

 Quando tudo estiver colado...




...deixe secar e dê uma camada de cola por cima dos recortes já colados, para que aconteça a laqueação.O verniz é o último passo e só vai ser aplicado após a secagem total da cola.

Eu preferi cobrir somente duas das gavetas, acho que fica menos espalhafatoso. 



Na mesinha do computador, também ficou bem bonitinha.Veja:
ANTES

DEPOIS





terça-feira, 1 de abril de 2014

Projeto Arte Naif

Iniciei minhas atividades letivas artísticas na Escola Maria José Lessa de Moraes com vontade de inovar, de buscar algo diferente. Queria falar sobre os artistas que retratam o carnaval, e me deparei com um termo NAIF. Pesquisei e descobri imagens fantásticas e fui a fundo estudar de fato o que seria essa ARTE NAIF. Gostei do colorido, das características presentes na arte, nos desenhos, e na definição. No site Infoescola podemos encontrar esse o conceito. Navegando pela net, descobri que  no Rio de Janeiro encontra-se um Instituto Internacional de Arte Naif.

Arte Naif  Aércio

Montei meu roteiro de atividades e propus o desafio pros alunos. Durante as mudanças bimestrais, os alunos desenham no papel sulfite e colam no caderno, a capa da unidade. Dessa vez a capa da I Unidade seria uma releitura da Arte Naif com o tema Carnaval. Poderia ser feito  uma reprodução, ou uma ( re)criação a partir da ideia retirada das imagens encontradas no Google.


Fiz backup de várias obras em JPEG e levei pra sala de aula no pendrive pra mostrar na televisão. Pra cada imagem batemos um papo à respeito da maior festa folclórica do mundo ,que é o Carnaval.


Arte de algum internauta

Trabalhamos com a  leitura pesquisada por eles, nos entrosamos com as definições, apontamos nos cadernos, respondemos a questionários  e apuramos nossos olhares pras características abordadas na pintura, e assim , eles, meus alunos, se "autodefiniram" como um Artista Naif : "Ah professora, se a arte Naif é a arte produzidas por artistas sem preparação acadêmica nas artes que executam, então posso ou sou  um artista Naif." 


Os resultados das capas ficaram maravilhosamente lindas. Eles capricharam no desenho e na pintura. Alguns lápis de cores não possuem uma boa qualidade, logo as cores não sobressaem. Mas o que vale mesmo é a intenção do fazer artístico e a quebra dos limites. Muitos alunos apresentam dificuldades no traço, no desenho. " Ah professora, não sei desenhar. Só sei fazer bonecos palitos." Desafiei esses alunos, mostrei-os como poderiam está vencendo, e incentivei-os a banir esse clichê de NÃO SEI DESENHAR das suas vidas. O avanço foi grande, e colhemos juntos bons resultados.
Os bonecos palitos ganharam roupas. Carine do 7º ano B, venceu o desafio.

Brenda do 8º ano A também reclama por não saber desenhar, e me traz a sua arte desse modo. Emocionei-me!


Isan do 8º Ano A,  tem uns traços meios desajeitoados e  encontrou-se quando se deparou com a Arte Naif


Eu me emociono com  os depoimentos e a dedicação que cada um tem em mostrar  as suas vitórias através do fazer artístico, do simples ato de desenhar e pintar. Amo plantar a esperança, e propor a LUMINOSIDADE sempre.

"A ARTE EXISTE PARA QUE A VERDADE NÃO NOS DESTRUA."
Friedrich Nietzsche