Quantas crianças dislexas passam por nossa vida? Inúmeras. Nosso despreparo ou ignorância sobre o assunto são os nossos maiores inimigos.Tive 3 meninos no 6º ano, em 2010 que sofriam do mesmo problema de Ishaan. Eu atuando como professora de Inglês identifiquei que eles não sabiam ler o que estava na língua portuguesa, imagine na inglesa.Nem o nome sabiam fazer, e eu lá me sentindo uma inútil porque não sabia de que forma avaliar o conhecimento daqueles meninos na minha disciplina e ao menos atuar na ZDP deles. No resultado do final do ano eles foram reprovados em todas as matérias, e nenhum suporte psicológico ou especializado foi oferecido para aqueles meninos que sinalizavam problemas de dislexia.
Quantos desses perambulam pelas escolas? Repetem, , reprovam, e boiam o tempo todo sem conseguirem uma maior e melhor compreensão, apoio, socorro, ajuda... Quantos com tantos talentos desconhecidos?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzbPTQ7ZGDTe_gnovdkCfrypks9rnsDt_SH9q-ggzvRxWFZ52VGTHJN9_yEkOLEBIMm8zU5ELGVW1oSJnRepQDZ2PxkVctBMSsKOv8DxK3HeGBOSWItmUwDTNy2uHglamZt6pHff18dzc/s400/Como+estrela+na+terra.jpg)
Veja o que diz o site:
http://www.dislexia.com.br
http://www.ifono.com.br/ifono.php/dislexia-visoes-etico-politicas
http://www.dislexia.com.br
http://www.ifono.com.br/ifono.php/dislexia-visoes-etico-politicas
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A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.
Muitas vezes confundida com déficit de atenção, problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever.
Indivíduos disléxicos possuem a área lateral-direita do cérebro mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo geralmente, por tal motivo, mais facilidade em questões relacionadas à criatividade, solução de problemas, mecânica e esportes.
Levando em consideração o despreparo que muitas instituições de ensino têm em relação às particularidades dos alunos - muitas vezes, inclusive, criando e reforçando estigmas – esse comportamento é responsável por uma grande parcela das causas de evasão escolar. Além disso, muitos casos de suicídio e de violência juvenil têm sido associados aos portadores dessa síndrome; comportamentos estes muitas vezes relacionados às alterações emocionais decorrentes das suas dificuldades.
O diagnóstico consiste na análise do paciente, geralmente por equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, etc.), excluindo outras possíveis causas. Tal avaliação permite que o acompanhamento seja feito de forma mais eficaz, já que leva em consideração suas particularidades individuais.
O tratamento embora não tenha cura, auxilia o paciente quanto às suas limitações, permitindo uma melhora progressiva e evitando, assim, que sofra problemas sérios relacionados à autoestima e socialização.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
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Muitos famosos são disléxicos, artistas , atletas, escritores e grandes gênios da história:
Agatha Christie, escritora: "Eu, por mim mesma, sempre me reconheci ...como a 'mais lenta' da família. Isto era inteiramente uma verdade e eu sabia disto e aceitava isto".
Tom Cruise, ator: "Eu tinha que treinar a mim mesmo para concentrar minha atenção. Assim, me tornei muito visual e aprendi como criar imagens mentais para poder compreender o que lia".
Leonardo da Vinci, artista, escultor, cientista: "Você poderia preferir um bom cientista sem habilidades literárias, a um literata sem conhecimentos científicos".
Thomas Alva Edison, o maior inventor de todos os tempos: "A mais satisfatória forma de arrebatamento é pensar, pensar e pensar".
Albert Eisntein, um dos maiores cientistas de todos os tempos: "Quando eu lia, somente ouvia o que estava lendo, e era incapaz de lembrar a aparência visual da palavra que lia".
Danny Glover, ator: "As crianças faziam piada de mim por causa da minha pele negra, de meu nariz grande, e porque eu era disléxico. Já como ator, demorou um longo tempo para que eu pudesse entender por que as palavras pareciam misturadas em minha mente e eu as pronunciava de maneira diferente".
Magic Johnson, jogador americano de basquete: "Os olhares, as celebridades, os sorrisos...
Eu queria mostrar a cada um que podia fazer o meu melhor, mas, também, que eu era capaz de ler".
Henry Winkler, ator, diretor e produtor americano: "Quando criança, eu era rotulado de estúpido e preguiçoso. Meus pais não tinham nenhuma idéia de que eu tinha dificuldades de aprendizado".
Bem gente,vou ficando por aqui...