domingo, 28 de julho de 2013

A arte inspirada em Ivan Cruz

Lancei um desafio pra lá de colorido pros meus queridos do 6º Ano "A" da Escola Maria José Lessa de Moraes. 

Ivan Cruz foi o nome do artista plástico sugerido. Cada um dos alunos pesquisou  sobre o artista, escolheu  uma de suas obras que retrata brincadeira de crianças  e reproduziu lindamente no  papel sulfite. 

A primeira etapa foi cumprida. Cada um, fez sua atividade e alegremente reproduziu a arte do carioca  Ivan Cruz, que resolveu deixar o Direito para se dedicar à Arte, e mais especificamente à pintura, vindo a se tornar artista plástico. Ele tem como temas preferidos as brincadeiras de rua que marcaram sua infância, vivida nos anos 1940/1950.


Frase de Ivan Cruz















O time masculino




Mais meninos.


terça-feira, 23 de julho de 2013

A arte inspirada em Romero Britto

1963, Recife, Brasil



''Nasci com um dom, e quero dividir com todos'' 

   


Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego.
 
Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo.
  
Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as do senador Ted Kennedy, do governador Arnold Schwarzenegger, do ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi, Marta Stewart, a família Safra e a família do saudoso Roberto Marinho.
Em 2005, Romero foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida. Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença. “Arts and Exhibitions International” convidou Romero para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do tesouro de Tutankhamon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas pirâmides de Gisé, a última das sete maiores maravilhas do mundo. A pirâmide está programada para ficar permanentemente instalada no Museu da Criança no Cairo, Egito.
Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados ''Esportes para a paz'', que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também expôs sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris. Britto acredita que “A arte é muito importante para não ser compartilhada”, e esta é uma das razões pelas quais ele criou a Fundação Romero Britto, em 2007.
Romero Britto está presente de maneira definitiva no universo da arte com suas obras, que se encontram nas mais preciosas coleções particulares, sendo sempre requisitado pelas maiores empresas do mundo, às quais incorpora sua arte e assim traz visibilidade às marcas, tais como Absolut, Disney, Pepsi, Microsoft, XBox e Audi.

Hoje Romero possui duas galerias, uma localizada em Miami Beach, na famosa Lincoln Road, e uma belíssima e moderna galeria projetada pelo arquiteto João Armentano, localizada na badalada Rua Oscar Freire, n. 562, no coração dos Jardins, em São Paulo.
*********************************************************************************************************************
Na escola com a turma do 9º ano realizei um trabalho de pesquisa sobre o artista Romero. Cada aluno investigaria sobre a vida dele e depois escolheria  uma de suas obras pra ser representada. Seria a sua arte, a capa da III Unidade.
Veja algumas representações.



















Alunos do Colégio Lessa de Moraes em Ipiaú nas aulas de Artes da professora Gilmara Lisboa


Alunos do Colégio Lessa de Moraes em Ipiaú nas aulas de Artes da professora Gilmara Lisboa

Alunos do Colégio Lessa de Moraes em Ipiaú nas aulas de Artes da professora Gilmara Lisboa

Alunos do Colégio Lessa de Moraes em Ipiaú nas aulas de Artes da professora Gilmara Lisboa