terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Projeto Cantando e Brincando - "Vamos salvar o Planeta"


O Projeto Cantando e Brincando com Tia Noélia e Tia Gilmara montou o musical de fim de ano 2012 do Colégio Dom Bosco tendo como tema " Vamos Salvar o Nosso Planeta" (baseando-se no XSPB 11)culminando o Projeto da IV Unidade elaborado pela escola. 
 A festa aconteceu no dia 01 de dezembro na AABB de Ipiaú(BA).


VAMOS SALVAR O NOSSO PLANETA

Começamos o ensaio em setembro com o Coral Reciclar, um coral de batuque de lata, inspirado no video do maravilhoso  grupo Palavra Cantada com a música Fome Come.

No DVD da Xuxa Só Para Baixinhos 11, o tema é sustentabilidade, logo casou certinho com as ideias que tivemos para montar o nosso musical. Usamos algumas músicas do dvd, alguns passos das coreografias e com outras pesquisas  desenvolvemos o musical:  "VAMOS SALVAR O NOSSO PLANETA."

A festa foi muito bem ornamentada. A equipe caprichou no cenário. Bianca, que trabalha com decoração ficou responsável pelas bolas, as árvores e malhas. As flores foram confeccionadas pelo Professor Robson Ribeiro. Ficou um encanto!

As fantasias das crianças foram elaboradas pela Professora de Artes Tânia Campos Borges, uma excelente artista , criativa e adorável pessoa. Somos suas fãs.   Solange ficou responsável pelas costuras.

O nosso figurino foi idealizado por Tânia, costurado por Telma  e enfeitado por nós. Usamos variedades de folhagem para representar a flora. O tecido utilizado foi a malha de babado.





Produtoras : Noélia e Gilmara

Tivemos como apresentadoras duas meninas representando as etezinhas que estavam de visita ao nosso Planeta. Camila e Alana.

Abrimos a festa com a coreografia montada pelo professor de dança  Edmilson Cordeiro com a música de Jamilly  : Tempo de Ser Feliz.



O grupo 3 da Educação Infantil (MATERNAL) foi preparado para coreografar a música "Quem dorme é o leão" para tratar do tema BIODIVERSIDADE. A nossa ideia foi fantasiar todos de bichos da Savana Africana e somente um leão(a professora) para que eles fizessem reverência. 



O grupo 4 - I Período- representou o México onde acontece uma campanha de economia de água e o Japão com a economia de energia elétrica. Dançaram as músicas Dona Barata e e A Primavera.   Para a turma do México usamos material reciclado pra confeccionar as maracas.: garrafa peti junior  e cabo de vassoura.








O grupo 5- Representou o Brasil multicultural do Oiapoque ao Chuí com  Baianas,Cangaceiros,   Gaúchas e Índios dançando um pout pourri com canções folclóricas brasileiras.




O 1º  ano representou Portugal , mostrando a preocupação com a poluição do ar no embalo da música Tiro Liro.


A Coreografia de Portugal foi muito boa. Eles fizeram com muita responsabilidade.

                                             VIDEO DA DANÇA TIRO LIRO


O 2º  ano pousou na Angola e trouxe o assunto Ecologia na dança do Sabão sabonete


O 3º ano viajou pra Jamaica e mostou  que lá,  há uma grande produção e energia solar. O grupo dançou o reggae com a cançao Cacho de banana.




O 5º ano representou Israel e falou sobre um  assunto interessante, o  reflorestamento. Contamos com a participação de Nágila Matos dançando com o grupo a canção Hava Nagila.

Um detalhe importante compôs o figurino de Nagila Matos. Um colar de e.v.a, purpurina e elástico  representado o símbolo da bandeira de Israel. Saiba sobre o significado desse símbolo clicando aqui.






Com o tema sobre reciclagem apresentamos o Coral Reciclar no batuque da lata da música do grupo Palavra Cantada Fome  Come.


Davi viveu o personagem Jotinha, o amigo da Natureza, e vestido de pintor futurista, cantamos a música Da cor do amor.



Finalizamos com as etezinha cantando o UM NOVO LUGAR  cantada por Clara Castanho no DVD da Xuxa.






FICHA TÉCNICA
Instituição: Colégio Dom Bosco
Direção : Vanda, Regina e Ana Maria
Texto: Gilmara Lisboa - 
Coreografia: Noelia Matos, Gilmara Lisboa e Aida Duarte 
Figurino: Profª Taninha Campos(minha ídola) 
Costureira Solange- 
Coreografia Abertura e Israel :Edmilson Cordeiro
Participação Especial Camila , Alana e Davi e alunos do maternal ao quinto ano.
Colaboradores: Professores , alunos, pais e familiares.
Sonorização: Alex
Ornamentação: Bianca e Robson Ribeiro

Local: Auditório da AABB de Ipiaú-BA