domingo, 25 de março de 2012

Idéias para Páscoa


Apresenta:


Projeto Nossa Páscoa
  • Bandinha do Coelhinho Tocador,
  • Coral e Dramatização
  • Coreografia Rap da Páscoa
  •   
Justificativa
A Páscoa é a celebração da ressurreição  de Cristo  comemorada  com muita alegria. Com a bandinha do coelhinho Tocador, O Coral ,a Dramatização e a coreografia  as crianças tocaram e dançaram festejando a Vida Nova.

Objetivos:
  • Desenvolver a interação e o trabalho em grupo durante a confecção dos instrumentos;
  • Refletir  com as crianças o sentido da Páscoa;
  • Ler e interpretar a música A bandinha do Coelhinho Tocador, Só Jesus, e História da Redenção ( Rap da Páscoa);
Metodologia:
  • Proporcionar momentos para a reflexão e discussão em sala sobre as o verdadeiro sentido da páscoa;
  • Ler o texto e selecionar crianças pra a dramatização;
  • Ouvir, ler e interpretar a música A Bandinha do Coelhinho Tocador,Só Jesus e História da Redenção ( Rap da Páscoa);
  •  
  • Dividir as crianças em quatro grupo de acordo aos instrumentos(pandeiro,   chocalho, reco-reco e tambor);
  • Confeccionar os instrumentos da bandinha na sala de aula;
  • Trabalhar coreografia da música   e a execução dos instrumentos;
  • Ensaiar  toda a bandinha, coreografia e dramatização.
 
Atividades
  • Leitura e interpretação da letra da música
  • Confecção dos instrumentos
  • Audição da música
  • Coreografia
Produção Final: 
Realizar uma apresentação no Pátio da Escola com as crianças da
A Bandinha do Coelhinho Tocador com os instrumentos ;
Coral da Canção- Só Jesus (Turma do Print)
Dramatização  Coelho ou Cordeiro
Coreografia  com a Canção História da Redenção.

Recursos:
 
Material: Papel ofício, material xerocopiado, garrafas peti, clipes, tampilhas, cabo de vassoura, latas de alumínio de 400 g, tampas de garrafa peti, tesoura, cordão, cola, vela, fitas coloridas
Humano: Crianças, Professores,Coordenador, diretor, pais.

Equipamentos: Micro-system, cd,máquina fotográfica e filmadora


MÁSCARA DO COELHINHO




Letra da Música
Bandinha do Coelhinho Tocador



Paródia: O menino tocador-Banda Bejjo -feita pela maravilhosa arteeducadora Lu  Chamusca.

http://www.4shared.com/mp3/bWZbxnNc/file.html
Era um coelhinho tocador 
Que uma bandinha inventou
Pra tocar na páscoa tocar ,
Com muita arte ele criou
Deu o seu toque de amor 
Para tocar na páscoa tocar
Fez um pandeiro com fundo de garrafa
Clipes e tampinhas Plá plá plá plá
Fez o chocalho com pote de iogurte
e muitas pedrinhas Xá xá xá xá
Fez reco reco com garrafa e vela
Sem usar tesoura rá rá rá rá 
Fez um tambor com meia garrafa 
e Cabo de vassoura
Tum tum tum tum tá ta ta
A páscoa já vai chegar
Celebraremos a vida.
A vida a se renovar.

Dramatização: Coelho ou Cordeiro
04 crianças fantasiadas de bichos, dialogando:

Quem fez o cordeirinho  (coelhinho) (gatinho) (passarinho)
Eu quero bem saber
Quem fez o cordeirinho (coelhinho) (gatinho) (passarinho)
Foi Deus com seu poder .


Coelho - Minha mãe já me contou tudo, tudo de como Deus fez os animais
Gata - Miau. Não me diga. Eu já sei há muito tempo. Sei também o quanto os gatos são mais especiais
Coelho - Que metida! Quem disse isso?
Gata - Olha aqui, coelho...
Coelho - olha você, gata...
Passarinho - Epa, epa... Vamos,parar com isso. Deus nos fez todos tidos especiais, nenhum a mais que o outro.
Cordeiro - Gostei.É isso.
Coelho - Ah!, mas o homem e a mulher são mais especiais.
Gata  - Isso é . Afinal são a imagem a semelhança de Deus.
Coelho- Só que tem um detalhe. Sou para o homem um animal tão mais,mais especial que nesta época do ano fazem uma festa para nós, os coelhos.
Passarinho. Gata a Cordeiro - que festa?
Coelho - que animais tolos. A páscoa.
Gata - Nós é que somos tolos? Cordeiro - Esse negócio de coelho na páscoa. foi invenção!
Coelho - O que?
Passarinho - É verdade. Admitimos que as pessoas admiram muito os coelhos...
Cordeiro - Até deram esse jeitinho de colocá-los na páscoa.
Coelho - Eles tem razão. Somos férteis, isso é, temos muito filhotes, nada mais justo que nos colocarem como símbolo da páscoa, símbolo da Vida.
Gata - tudo bem. Pode ser legal, mas o que acontece com o verdadeiro símbolo da páscoa?
Coelho - Você quer dizer os ovos de chocolate?
Gata  - Que besteira. Claro que não, essa é outra deliciosa invenção Coelho - E deu certo. Já viram alguém ficar sem comprar chocolate na páscoa.
Passarinho - Comer chocolate não tem problema e nem ter coelhos ou dá-los de presente. O problema é: alguém sabe o que e a Páscoa de verdade?
Cordeiro - Sei que há muitos anos os animais usados na Páscoa eram os cordeiros.
Coelho - Que é cordeirinho? Inveja?
Cordeiro - Antes fosse. Sabem o que faziam com os cordeiros?
Coelho, Gata, Passarinhos - O que?
Cordeiro  - Matavam!
Gata  - Que horror.
Coelho - Eu, em?
Passarinho - Você sabe porque?
Cordeiro  - Não. Mas eu sei como fazer pra nos conhecermos toda a história da páscoa.
Coelho - Como?
Cordeiro - Tem algumas crianças reunidas pra comemorar a páscoa. Lá vão ouvir histórias que explicam tudo.
Gata  - Vamos lá?
Cordeiro - Vamos sim, mas eles não podem nos ver.
Passarinho - é só ficarmos bem escondidos.
Coelho - Então vamos. (Saem de Cena)

 
Apresentação musical:
Crianças em coro cantaram o verdadeiro significado da Páscoa .
Canção: Só Jesus - Turma do Printy 
http://letras.terra.com.br/turma-do-printy/1094891/
Só Jesus pode dar vida eterna.
Só Jesus pode dar salvação
Só Jesus pode dar esperança,
Para um triste e ferido coração
DEle vem a minha paz e a minha alegria,
Ele é a minha Páscoa que eu celebro a cada dia.
NEle a minha esperança se renova á cada dia
O Senhor é o meu Pastor nada há de me faltar, 

E prá sempre em sua casa vou morar

Apresentação da coreografia com o Rap da Páscoa

http://www.4shared.com/audio/OJqn_bVC/_2__05-HISTRIA_DA_REDENO__PASC.html
 
Gostaram? Mil beijos doces como chocolates!


 Foto: Davi Lisboa, Eu e Carlos Junior   

quarta-feira, 21 de março de 2012

Aula de Matemática

Recebi um e-mail que me impactou. Por mais que eu saiba que o professor não é valorizado, que até o cuscuz é alegado, ainda notícias desse tipo me deixaM boquiaberta. Veja esses cálculos matemáticos:


 AULA DE MATEMÁTICA


Hoje vou brincar de professor de matemática. Vou passar alguns problemas para vocês resolverem. 
--------------------------------------------------------------------------------
Problema nº1

Um professor trabalha 5 horas diárias, 5 salas com 40 alunos cada. Quantos alunos ele atenderá por dia?

Resposta: 200 alunos dia.
--------------------------------------------------------------------------------
Se considerarmos 22 dias úteis. Quantos alunos ele atenderá por Mês?

Resposta: 4.400 alunos por mês.
--------------------------------------------------------------------------------
Consideremos que nenhum aluno faltou (hahaha) e, que em cada um deles, resolveram pagar ao professor com o dinheiro da pipoca do lanche: 0,80 centavos, diárias. Quanto é a fatura do professor por dia?

R: 160,00 reais diários.
--------------------------------------------------------------------------------
Se considerarmos 22 dias úteis. Quanto é faturamento mensal do mesmo professor?

R: Final do mês ele terá a faturado R$ 3.520,00.
--------------------------------------------------------------------------------
Problema nº2

O piso salarial é 1.187 reais, para o professor atender 4.400 alunos mensais. Quanto o professor fatura por cada atendimento?

Resposta: aproximadamente 0,27 mensais

(vixe, acham que valemos menos que o pacote de pipoca)... continuando os exercícios...
--------------------------------------------------------------------------------
Problema nº3

Um professor de padrão de vida simples,solteiro e numa cidade do interior, em atividade, tem as seguintes despesas mensais fixas e variáveis :

Sindicato: R$12,00reais

Aluguel: R$350,00reais (pra não viver confortável)

Água/energia elétrica: R$100,00 reais (usando o mínimo)

Acesso à internet: R$60,00 reais

Telefone: R$30,00 reais (com restrições de ligações)

Instituto de previdência: R$150,00 reais

Cesta básica: R$500,00 reais

Transporte: sem dinheiro

Roupas: promocionais

Quanto um professor gasta em um mês?

Total das despesas: R$1202,00

Qual o saldo mensal de um professor?

Saldo mensal: R$1187,00 - 1202= -15 reais, passando necessidades 
--------------------------------------------------------------------------------
Agora eu te pergunto:

- Que dinheiro o professor terá para seu fim de semana?
- Quanto o professor poderá gastar com estudos, livros, revistas, etc.
- Quanto vale o trabalho de um professor??
- Isso é bom para o aluno???
- Isso é bom para a educação pública do Brasil??
--------------------------------------------------------------------------------
Agora olhem a pérola que o Sr. Governador do Ceará disse:

"Quem quiser dar aula faça isso por gosto, e não pelo salário.
Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado"

Cid Gomes - Governador(_) do Ceará
--------------------------------------------------------------------------------
SE VOCÊ ACHA QUE O GOVERNADOR DEVE ABRIR MÃO DE SEU SALÁRIO E GOVERNAR POR AMOR, PASSE PARA A FRENTE!.
CAMPANHA

"Cid, doe seu SALÁRIO e governe por
AMOR !"
--------------------------------------------------------------------------------
Vamos espalhar isso aos 4 ventos e aumentar a campanha:

DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, MINISTROS, DOEM SEUS SALÁRIOS E TRABALHEM POR AMOR! 
------------------------------------------


                        
                       

--
Itamar Almeida Pereira
Educador Físico
Estudante de Nutrição

sábado, 10 de março de 2012

Hino de Ipiaú

Na fibra e na coragem do teu povo
Reside tua riqueza Ipiaú
Histórias do saudoso Rio Novo
São lembradas no Norte, exaltadas no Sul
Salve os pioneiros que um dia chegaram
E que plantaram os teus cacauais
Dando semente, do teu presente
Crescendo mais e mais...
Ipiaú, meu bem querer!
Teu Rio de Contas tranquilo a correr
Ipiaú, que bom lembrar...
Teu céu de estrelas sempre a brilhar.

Baixe o Hino de Ipiaú aqui neste link 

domingo, 4 de março de 2012

Dinâmica de Grupo

De volta às aulas e muitas idéias fervihando na cabeça. Pra aula inaugural procurei algo que de início fosse impactante no primeiro contato do ano letivo com meus alunos. Quis fugir da rotina carnavalesca e me propus a criar algo ligado a holística, algo que fosse reflexivo. Matutei e consegui amarrar uma idéia. Pensei numa cena do filme que me emocionou por demais- Taare  Zameen Par- O Professor fala pro pai do menino Inshan que “Nas Ilhas  Salomão, quando os nativos querem parte da floresta para a agricultura, eles não cortam as árvores. Eles simplesmente se juntam ao redor delas, gritam xingamentos e dizem coisas ruins. Em alguns dias a árvore seca e morre. Ela morre sozinha.” Pronto! Esse foi o gancho que peguei para a reflexão.

Passo a Passo da Dinâmica

1º- Através de uma conversa informal  com os alunos refletimos a respeito do tema -As palavras tem poder.  Citei exemplos sobre Deus, o poder da oração, dos mantras, dos pensamentos positivos, o magnetismo, a telepatia  e por aí vai....

2º - Depois falamos a respeito da energia que nos envolve e que envolve o universo. A energia que a transferimos e que buscamos através dos nossos pensamentos e ações. Como exemplo de que nosso corpo é pura energia, citei o contato do nosso braço quando liga a tv. Nossa quanto arrepio! Isso é energia!

Expliquei pros discentes que tudo que nos cerca é pura energia, logo aquilo que eu lanço pro universo, aquilo que eu vibro é proveninente da energia que eu carrego.
Utilizei o site da wikipédia pro conceito do universo e o site fiquebem.net que fala das vibrações dos pensamentos positivos:

"O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia."

"Há muitas formas de elevar nossa vibração.Ter pensamentos positivos e elevados é uma delas. Nossos pensamentos e sentimentos podem determinar a frequência em que vibramos e nossa vibração é transmitida para o mundo e atrai de volta para nós uma energia que se movimenta numa frequência parecida. Tudo no universo é feito de energia e vibra numa determinada velocidade. A luz, por exemplo, vibra em uma alta velocidade, já algo parado como uma pedra vibra numa velocidade baixa, mas ainda assim vibra."

 3º -Após muitas conversas e reflexões, pedi que os alunos ouvissem uma poesia musicalizada muito tocante, intitulada Meu Universo, cantada por PG . Depois da audição, pedi que cada um escrevesse num pedaço de papel,  20 palavras que eles gostariam de vibrar para o Universo e que este o devolvesse em troca. A música continuou rolando bem baixinho até o final dos escritos.
4º - Depois dos escritos convidei aos alunos para que fóssemos ao pátio da escola e formássemos um círculo como os nativos das Ilhas Salomão.Mas ao invés de xingamentos, falamos palavras edificantes. Assim fizemos o círculo.
Um círculo de energias positivas para 2012

Eu e meus alunos lendo a palavra e dando um passo a frente!
5º-No meio do círculo pedi que os alunos mentalizassem cada um ali no centro recebendo as palavras que seriam ditas. Em seguida expliquei que cada um dos alunos no mesmo movimento de um ponteiro de relógio, iria ler as palavras na ordem enumerada.
Eu começaria com a leitura e cada um iria lendo giratóriamente até que a palavra de número 1 terminasse dando sequência as outras.
Para que ficasse mais dinâmico pedi que fossem lendo e fazendo movimentos. Um passo ao centro, dois passos , três passos fechando o círculo; Um passo ao centro, dois passos , três passos abrindo o círculo; agachando-se ao ler a palavra, batendo palmas...( e o que surgir pra dinamizar é muito válido.)



Por último, pedi que cada um escolhesse uma palavra e que esta fosse dita em voz alta quando eu desse o camando. O som saiu assim: PAZ, AMOR, SABEDORIA, ALEGRIA, ESPERANÇA, FÉ, RESPEITO, RESPONSABILIDADE, CRIATIVIDADE, SAÚDE, SUCESSO, UNIÃO, PERSEVERANÇA, PACIÊNCIA, FORÇA, HONESTIDADE, COMPREENSÃO, BONDADE, VIDA, DOÇURA... e com uma salva de palmas terminamos o nosso círculo alí no pátio. 

Com uma outra turma, fiz nas sombras das árvores. A brisa estava perfeita, e o sol nos iluminava sultilmente.
6º-De volta pra sala de aula, conversamos à respeito do que vivenciamos com a dinâmica e pedi que os alunos registrassem como depoimento as emoções sentidas.






Palavras dos Estudantes da Escola Municipal Maria José Lessa de Moraes

"Na dinâmica eu senti muita paz e união. Naquele momento eu percebo que é bom mesmo expressármos o que sentimos, aquilo que realmente somos, espero que isso se repita.Precisamos de momentos assim." Franciele Silva,13 anos. 9º Ano B

"Eu senti um grande alívio no meu coração, senti uma paz , amor e  sossego.Antes de acontecer essa dinâmica, eu estava estressada, depois eu desabafei e joguei o desânimo fora. Estou sentindo Deus no meu coração" 
Priscilla Pereira, 14 anos. 9º Ano B

"Eu escrevi que queria ter saúde, fé, sabedoria e etc. Nesta aula eu aprendi a valorizar coisas que nós temos: as árvores, o caderno, nossa escola e muito mais." Adriele Costa ,11 anos. 8º Ano B

"A aula de artes foi super diferente. A dinâmica foi muito legal.Pensei positivo e Deus vai me dar tudo em em dobro" Thainá Reis, 12 anos. 8º Ano B

"Eu tive uma sensação muito boa, eu me arrepiei ouvindo aquelas palavras tão bonitas."
 Rhaianne,14 anos. 8º Ano B 

"Eu gostei muito dessa dinâmica. Pensamento positivo para a nossa vida, fé e esperança."
Taís ,13 anos. 8º Ano B

"O que eu ouvi na sala de aula hoje, foi muito importante para mim, porque eu aprendi o verdadeiro sentido de amar e respeitar tudo aquilo que me cerca." 
Daniel- 13 anos. 8º Ano B